terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Elis & Tom, 50 anos depois

Disponível em streaming o imperdível documentário musical "Elis & Tom: Só tinha de Ser com Você", montado a partir de uma série de gravações precariamente realizadas pelo cineasta e então empresário da cantora gaúcha, Roberto de Oliveira, entre fevereiro e março de 1974.*

O material, agora versado para 4K, com auxílio da IA, foi guardado por quase meio século, e é o único registro fílmico dos bastidores da gravação de um dos mais importantes discos da música popular brasileira (Elis & Tom, o disco, foi realizado nos estúdios da MGM, em Los Angeles, nos Estados Unidos).

O projeto, envolvendo dois monstros da MPB, um presente da Polygram para Elis, pelos dez anos de gravadora, só agora é tornado público em sua intimidade. Assim, o que se pensava resultado de uma parceria pautada pela cordialidade, foi um delicado processo de acomodação de forças conflitantes, não raro marcado por gestos e ações no mínimo indelicadas, o que, por pouco, não pôs a perder a memorável empreitada.

Sob este aspecto, por sinal, é digno de nota o que, para mim particularmente, serve para revelar um traço da personalidade até então desconhecido de Antonio Carlos Brasileiro Jobim --- o do artista arrogante e preconceituoso: arvorando-se do que de fato foi, um compositor de qualidades geniais, e do prestígio alcançado entre os americanos, Tom Jobim mostra-se visivelmente incomodado com o fato de Elis levar para Los Angeles o então marido César Camargo Mariano.

Sobre isso, é relevante que se destaque o primeiro diálogo entre os dois, claramente resumido em depoimento do próprio Mariano: ao indagar quem faria os arranjos do disco e ouvir de Elis que seria o marido, então com pouco mais de vinte anos e para ele desconhecido, Tom Jobim faz comentários de escancarado desapreço à figura do músico paulista: "Quem, ele?"

Segundo Camargo Mariano, segue-se a essa pergunta uma série de declarações de desapreço pessoal e descrença em suas reais possibilidades artísticas.

Aos poucos, ao ver que estava diante de um músico competente, criativo e de excelente formação técnica, qualidades demonstradas por César Camargo Mariano à frente do teclado, Tom Jobim vai cedendo, mas a convivência jamais chegaria a ser algo mais que respeitosa.

É deselegante, para destacar outra passagem do documentário, como Tom Jobim reage à reconhecida simplicidade do músico paulista ao referir-se ao piano acústico como "piano de pau": "Vejam, este instrumento maravilhoso é chamado por ele de piano de pau" (cito de cor), assevera, com deboche, o compositor de "Águas de Março".

Esses fatos, que acrescentam uma pitada a um só tempo engraçada e surpreendente ao filme, sob qualquer aspecto, no entanto, empobrecem a beleza final do trabalho. Antes pelo contrário, uma vez que servem para realçar a importância do registro da produção de um disco absolutamente incontornável.

O documentário é inquestionavelmente um sério candidato a melhor do ano, e traz para os amantes da MPB os bastidores de um clássico irretocável: as brigas e situações impensáveis que a câmera de Roberto Oliveira expõe, portanto, são fatos prosaicos e pouco significativos em face do processo musical propriamente dito.

Revelando-se à vontade, superada a tensão dos primeiros momentos, Elis Regina agiganta-se em interpretações irretocáveis, a que se somam o dedilhar delicado do violão e os falsetes desconcertantes de Tom Jobim, numa pegada que transita do improviso jazzístico ao ritmo adocicado da melhor e mais autêntica bossa-nova.

Em rápidas palavras, é o que se pode ver nesse belíssimo "Elis e Tom: Só Tinha de Ser com Você", mesmo em canções aleatórias cantadas pelos dois e que não constam do disco. A essa altura, a convivência entre eles, inclusive César Camargo Mariano, já era descontraída, em que pese o nítido desconforto deste com os recorrentes abraços e beijos da mulher em Tom Jobim ao final de cada interpretação. André Midani, diretor da Polygram, em depoimento, diz tratar-se de ciúme. Mas, combinemos, é coisa de resto desimportante quando se tem a oportunidade de apreciar o que o filme realmente é: uma experiência estética rara, perfeita, definitiva. Recomendo.

*Oliveira usou uma câmera de 45 milímetros.

 

 

 

 

 

 

 

2 comentários:

  1. Obrigado pelo texto esclarecedor!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Música (maiúsculo mesmo) já teve seu valor!
    Ainda bem que de vez em quando se resgata um pouco da sua história para que possamos se deliciar com a sua importância.

    ResponderExcluir