quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Alder Teixeira lança novo livro

Como parte da programação levada a efeito em todo o país em homenagem ao centenário de nascimento do cineasta Ingmar Bergman, um dos expoentes da sétima arte, o escritor iguatuense Alder Teixeira lançará nessa quinta-feira 30, na Faculdade Ari de Sá, em Fortaleza, o livro Ingmar Bergman: estratégias narrativas. O ensaio gira em torno dos procedimentos estéticos adotados pelo diretor sueco, constituindo uma contribuição nova para a fortuna crítica do artista, comumente estudado na perspectiva do conteúdo de sua vasta filmografia. No seu livro, Alder Teixeira examina a narrativa de Bergman, os meios estéticos de que lança mão como diretor de cinema original e singularmente rico. O livro, assim, vem sendo aguardado com entusiasmo nos meios intelectuais do Estado e do Brasil, uma vez que as referências ao trabalho, como consta das declarações a que o jornal A Praça teve acesso, são as mais elogiosas, mesmo de estudiosos de grande prestígio no Brasil, a exemplo da escritora Lilia Moritz Schwarcz, para quem "o novo livro de Alder Teixeira constitui importante contribuição para o debate em torno de um dos nomes mais importantes do cinema". O comentário da escritora paulista vai além: --- "O texto de Alder Teixeira é seguro, vigoroso, elegante. O livro, diz ela, notável". Por telefone, o jornal A Praça ouviu o escritor:

 

A Praça - Quais as suas expectativas em relação ao livro?

Alder - Nunca fui, como escritor, um entusiasta do que eu mesmo escrevo. Tenho consciência de que, mesmo depois de tanto tempo me dedicando à escrita, ainda tenho muitos defeitos de estilo. Mas fico feliz com as avaliações feitas até aqui sobre o meu trabalho. É um estudo muito minucioso da obra de Bergman, um realizador complexo, profundo e extremamente exigente em tudo que fez como artista. É uma contribuição, um olhar a mais sobre o cinematografia de um gênio do cinema.

A Praça - Pensa em lançar o livro em Iguatu?

Alder - Tenho a consciência de que o livro não agradará a muita gente, pois se trata de um estudo acadêmico sobre o cineasta Ingmar Bergman. Seu público, portanto, tende a se circunscrever aos amantes do cinema. Mas penso, sim, em lançá-lo em Iguatu, que é a minha terra, onde o meu amor pela sétima arte teve início, nos cines São José e Alvorada. Meu pai, Deusdedith Teixeira, gostava de faroeste e me levava para assistir aos filmes de John Ford, Sérgio Leone, que foi, com o seu clássico Era uma vez no Oeste, o meu primeiro professor de cinema. E o meu irmão Emídio Neto, que, como eu não soubesse ler, lia para mim as legendas dos filmes. E aqui estão meus maiores amigos, que haverão de prestigiar o lançamento do livro, se vier a ocorrer.

A Praça - Este jornal, para o qual você escreve semanalmente há muitos anos, apoiará essa iniciativa.

Alder - Sei disso. Aqui me sinto em casa duplamente, como filho desta terra, que amo, e como colaborador do jornal A Praça. Seus diretores, Paulo de Tarso e Roberto Duarte, sua equipe editorial, enfim, é composta de grandes amigos, gente que admiro e por quem nutro um enorme carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário