quarta-feira, 14 de abril de 2010

As Mãos

Como tenho escrito recorrentemente sobre relacionamentos, tema o mais das vezes de interesse do público feminino, vira e mexe recebo e-mails ou telefonemas comentando textos aqui publicados. Desta feita, vem um 'protesto' curioso: - "Sua crônica faz a apologia do amor não-correspondido [sic]! Não gostei, embora o filme seja de fato muito bonito." A leitora refere-se ao texto da semana passada, Ainda sobre o amor, em que 'exalto' a beleza do amor de Florentino Ariza por Fermina Daza, no livro de Gabriel García Márquez. Indignação à parte, o que respeito intransigentemente, leitora, ainda me permita citar uma frase antológica do cinema: - "Só há um tipo de amor que dura: o não correspondido."

Trata-se de uma fala de Jodie Foster em Neblima e Sombras, de inícios dos anos 90. Sem querer polemizar, mas já o fazendo, como diria o Jô, reconheço ter dado razões para o protesto da leitora, embora não tivesse sido esta a minha intenção. É fato, no entanto, que a literatura e o cinema têm explorado à exaustão o amor infeliz, bem como a música popular brasileira. A propósito, observe-se o que canta o cancioneiro romântico. É fossa pura, tema em que se notabilizam os mais renomados compositores do país, de Duran a Chico Buarque, para não falar de Roberto Carlos e Herivelto Martins.

Dia desses, por conta de um outro texto em que discorri sobre o amor cortês, conversávamos entre amigos e alguém levantou a questão: - "O problema é que o apaixonado jamais admite que o seu amor não é correspondido." Perfeito. Foi aí que um outro amigo tentou se impor: - "É só olhar nos olhos e sabe-se se o amor é sincero." Balela. A mulher, e o homem também, revelam-se pelas mãos. É no movimento das mãos, na forma como essa linguagem se expressa que se sabe se ele ou ela está ou não varado de paixão. Em tempo, ocorre-me lembrar um texto maravilhoso de Stefan Sweig no clássico 24 horas na vida de uma mulher. Obra-prima, perfeição:

- "[...] duas mãos como nunca vira, direita e esquerda entrelaçadas crispadamente como animais encarniçados, que se esticavam e agarravam numa tamanha tensão acumulada que os nós dos dedos estalavam com aquele ruído seco de uma noz partida." E é no mesmo belíssimo livro do escritor vienense que se encontra a revelação: "[...] o rosto como a parte mais visível de sua natureza, esquecem as mãos, e esquecem que há pessoas que observam unicamente as mãos, adivinhando nelas tudo o que em cima os lábios sorridentes e os olhares intencionalmente indiferentes querem ocultar."

Bem, leitora, divaguei demais. É a paixão pela palavra que me levou a isso, mas ainda seja tolerante e tire de Sweig a bela lição, afinal, como no belíssimo 24 horas na vida de uma mulher, o relacionamento amoroso é um jogo: - "[...] nem lhe posso descrever quantos milhares de tipos de mãos existem no jogo [...], mãos nervosas e trêmulas de unhas pálidas que mal se atrevem [...], mãos nobres e vulgares, brutais e tímidas, astutas e hesitantes - mas cada uma com um efeito diferente, pois cada uma desses pares de mãos expressa uma vida especial..." E a idade, diga-se mais. No caso, as mãos expressavam outros sentimentos, e o amor era correspondido. Temporariamente, que tudo passa.

2 comentários:

  1. O texto continua maravilhoso, mas a foto (ah, a foto) é de 'enlouquecer'! É o cronista mais lindo do momento!!! Rs! E as mãos de que você fala na crônica... Suas mãos, nossa!!! Essas mãos, parecem tudo saber!!!
    V.L.

    ResponderExcluir
  2. Assim, cara leitora (conheço?), fiquei sem lugar para colocar "as mãos". Obrigado pela visita ao blog. Com carinho,
    Álder

    ResponderExcluir